Mobiliário: Informações de Segurança
Todos desejamos viver numa casa com a máxima segurança para os nossos filhos.
Como é do conhecimento geral, as crianças não conhecem o que poderá ser potencialmente perigoso para eles próprios. É nosso dever, enquanto adultos e pessoas informadas orientar e explicar aos bebés/crianças os perigos que qualquer móvel ou objeto poderá causar, caso seja usado indevidamente bem como supervisionar, no entanto, nem sempre é possível estar 100% e a todo o momento perto das crianças para perceber quais poderão ser os seus atos, e assim, antecipar a sua imprevisibilidade.
Por essa razão, devemos ter bastante atenção e seguir as orientações que indicamos abaixo:
CÓMODAS/ESTANTES:
É de conhecimento geral que todas as cómodas são compostas por estrutura fixa e por gavetas que são possíveis de movimentação.
Apesar dos bebés serem pequenos e inofensivos, os mesmos não possuem a capacidade de efetuar uma avaliação do perigo como os adultos e, por vezes, objetos que são aparentemente inofensivos podem causar acidentes graves.
Qualquer mobília, leve ou pesada, com melhor ou pior qualidade, poderá ter sempre o risco de queda caso não seja fixa à parede, como é o caso das cómodas, em que, segundo as leis da física, o centro de gravidade altera-se caso abra todas as gavetas de um móvel (com ou sem peso). A única forma de garantir a sua segurança é fixando na parede.
CAUSAS:
1. Abrir todas as gavetas ao mesmo tempo. Neste caso, o centro de gravidade altera-se e deixa de estar na base do móvel.
2. Apoiar-se, pendurar-se ou colocar-se dentro de uma gaveta aberta.
CUIDADOS E PRECAUÇÕES:
1. Colocar os objetos ou o peso maior sempre nas gavetas inferiores.
2. Evitar colocar objetos que possam estimular a curiosidade das crianças nas gavetas superiores, de forma a evitar o impulso para escalar as gavetas.
Se desejar aparafusar o seu móvel na parede, deverá aconselhar-se sobre o seu tipo de parede (pladur ou tijolo).es